BIOMÍDIA
Pouco espaço, alta carga? Tratamento compacto com MBBR
A Biomídia PZE foi desenvolvida para aplicação projetos de tratamento de esgotos, tanto para “up grade”, com o objetivo de aumentar a capacidade de degradação de carga orgânica em ETE’s existentes, como para a aplicação em projetos de novas ETE’s que utilizem a tecnologia MBBR ou IFAS.
A ideia da PZE é criar uma biomídia com tecnologia nacional, com baixo custo, se comparada aos produtos importados disponibilizados no mercado. A biomídia PZE foi desenvolvida com uma concepção que atende tanto os requisitos de remoção de carga orgânica, como também para os processos avançados, onde é prevista a remoção biológica de nitrogênio, através dos processos de nitrificação e desnitrificação.
Características do material:
PP- Polietileno (100% material virgem – Braskem)
Dimensões principais aproximadas:
Diâmetro Intermediário - 16 mm
Número de peças por m3 – 103.000 un.
Área protegida interna: 603 m2/m3.
Área protegida (considerando 10% da superfície externa): 614,11 m2/m3
A Biomídia PZE foi testada em um reator piloto na USP (CTH), onde foram obtidos os parâmetros de projeto, tais como taxa de aplicação superficial e cinética de crescimento do biofilme. Os resultados comprovam a eficiência da Biomídia PZE.
A biomídia PZE tem sido aplicada com sucesso em instalações industriais, como é o caso da Industria de Laticínios Selita, um sistema IFAS com capacidade equivalente a 70.000 hab.
Sistema RFA/MBBR, instalado na Cooperativa de Laticínios Selita - Cachoeiro do Itapemirim – ES.
Imprensa
Confira a Matéria feita sobre o teste realizado no CTH da USP para a Revista TAE - Especializada em tratamento de Água e Efluentes